Entrevista a Sipson Abril - Guia Turístico em São Tomé

Atualizado: Mar 9


O Sipson é guia turístico em São Tomé e tomámos conhecimento do seu trabalho através da nossa amiga Sandra Monteiro, fundadora do Projecto - Um dia vamos juntos - que organiza viagens e experiências educativas em formatos de voluntariado a vários países.


Nós ainda não conhecemos a ilha e por isso decidimos fazer uma pequena entrevista ao Sipson para que nos falasse sobre o seu trabalho e sobre o que o seu país tem para oferecer a quem o visita.



BP - Olá Sipson! Faz-nos uma breve apresentação de ti.

S- Sou Sipson Abril, tenho 25 anos e sou guia turístico na ilha de São Tomé. Falo fluentemente inglês e organizo tours por toda a ilha e, city tour pela cidade. O meu lema de trabalho é - " a sua satisfação é a minha prioridade" - ou seja, quero tornar as férias dos meus clientes ainda mais especiais.


BP - E há quanto tempo és guia turístico?

S - Há já cinco anos.


BP - Porque é que decidiste ser um guia local e trabalhar em turismo?

S- Porque era jovem, estava desempregado e procurava um meio para praticar o meu inglês. E hoje sou apaixonado pelo o que faço e pelo meu trabalho.


BP - Na tua opinião qual a importância do turismo para São Tomé e Príncipe?

S - Eu vejo o Turismo como a actividade do futuro que vai apoiar o desenvolvimento económico do país.


BP - Porque é que São Tomé é um destino interessante de férias? O que é que as pessoas podem fazer e conhecer?

S - São Tomé é um destino ideal para férias devido ao seu património natural, à segurança e à simpatia do povo. E, também, por ser um país sem turismo de massa. Para além da gastronomia e da simpatia do povo santomense, as pessoas podem conhecer a fauna e flora da ilha. Por exemplo, através de um passeio de barco pelos mangroves, podem observar espécies endémicas e macacos e, entre os meses de Setembro e Março é possível observar-se a desova de tartarugas marinhas.


BP - Em que altura do ano é que recomendas as pessoas visitarem o país?

S - São Tomé pode ser visitado todos os meses porque o clima é quase igual o ano todo.


BP - Como assim? Não há uma época especifica de chuvas e uma temporada seca?

S - Sim, São Tomé e Príncipe é um país com clima tropical quente e húmido

com duas estações. A estação da chuva começa em Setembro e termina em Maio, há dias com chuvas e dias de céu limpo com sol forte. A estação seca ou "gravana" como nós chamamos, acontece entre Maio e Setembro com dias de céu parcialmente encoberto e com temperaturas entre 18º e 28ª.

Portanto, teoricamente, as melhores alturas para se visitar as ilhas vai de Novembro a Fevereiro e do final de Maio a final de Agosto, quando há menos frequência de chuva.



BP - Ok! Então para terminar e para ficarmos cheios de vontade de conhecer a ilha contigo, fala-nos sobre o tipo de passeios que tu organizas,

S - Por exemplo, no tour Rota Norte, visitamos monumentos históricos, roças coloniais e praias paradisíacas mas, o destaque deste passeio é a visita a uma plantação de cacau e a aprendizagem sobre o seu cultivo.

No tour Rota Centro, para além de visitar monumentos históricos do período colonial, o cliente terá a oportunidade de conhecer toda a história e processo da produção de café. Desde a sua introdução nas ilhas à importância atual e, desde a plantação até ao saboroso café que bebemos da chávena. Visitamos também, o Jardim Botânico onde, o cliente poderá conhecer toda a flora e fauna da ilha. Desde plantas endémicas a introduzidas, medicinais a ornamentais, bem como, apreciar as aves endémicas cá existentes. E também incluo passeios a cascatas como por exemplo, a de São Nicolau.

No passeio Rota Sul, é onde o viajante poderá apreciar a paisagem espectacular e um dos principais cartões postais da ilha, o Pico do Cão Grande. E para além das praias fazemos um passeio de barco pelos mangroves onde às vezes alguns macacos da ilha nos vêm fazer companhia. Este passeio tem a opção de acrescentar a visita ao Ilhéu das Rolas.

No tour Volta à ilha de barco, o cliente terá a oportunidade de ver a ilha desde o mar e sentirá a verdadeira beleza da ilha num complemento à perspectiva que se tem em terra.

Também organizo caminhadas a lugares de destaque para os mais resistentes, uma vez que se requer alguma preparação física. E para terminar, as rotas das praias com águas transparentes e com uma temperatura média de 25º graus.


BP - E se alguém que estiver a ler este artigo e estiver a pensar conhecer a ilha contigo como pode reservar um passeio?

S- Podem me mandar uma mensagem pelo whatsapp quando estiverem pela ilha ou de viagem marcada, por exemplo.



O que dizem as pessoas que conhecem a ilha com o Sipson?


"Fantastic English speaking host! He knows the best places in São Tomé and makes you feel at home. You can trust him 200% and he will make sure you have the best time. He is rather young but has lots of experience as a guide/driver." - 4 de Abril 2019


"Fantástico......o Sipson Abril é um guia Top ....simpatico e divertido.conhece bem a ilha e leva nos aos sítios mais paradisíacos de S.TS.Tomé. O preco é bom !...... Obrigada Sipson !" - 12 de Abril 2019


"Sem dúvida. Profissional, dedicado e muito sério 5*" - 25 de Junho 2019



Contatos do Sipson Abril


Whatsapp

+239 996 7059

Página do Facebook

Dream Island Tours

https://www.facebook.com/Dream-island-tours-250225059132161/



0 visualização

Newsletter

©2020 by Beach Please Travel.